NOTICIAS

CONFIRA O QUE HÁ DE NOVO NA REGIÃO

Aut. 050/2025 - Módulo Contação de Histórias - Belo Horizonte

Aos Grupos Escoteiros do Estado de Minas Gerais
Prezados Companheiros,
No intuito de aprimorar a capacitação de nossos quadros adultos,
realizaremos o Evento Formativo a seguir descrito.
LINHA AQUE SE DESTINA: ( X ) Escotista ( ) Dirigente ( ) Geral
1) Módulo de Aperfeiçoamento em Contação de Histórias (MA-HIST)
Formato: ( ) Remoto/Síncrono (X)Híbrido ( ) Presencial
Etapa Remota: 12/08/2025 a 12/09/2025
Etapa Presencial: 13/09/2025 a 14/09/2025
Local: Escola Estadual Professor Morais
Endereço: Rua Cornélio Cerqueira, 475 - Padre Eustáquio
Cidade: Belo Horizonte Estado: MG
Distrito Anfitrião: DMBH
Período: Das 0800h do dia 13/09 as 1700h do dia 14/09.
Numero de vagas: Mínimo de 12 e máximo de 32 participantes (acima de
16, serão divididos em 2 turmas).
Regime da Etapa Presencial:
(X) Sem pernoite ( ) Acantonamento ( ) Acampamento
OBS 1: Participantes de fora de Belo Horizonte ou com dificuldade para o
deslocamento poderão, mediante ajuste, alojar-se na sede do Grupo
Escoteiro do Ar Padre Eustáquio (300 m do local do curso).
2) REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
 Todos os participantes deverão estar em dia com o registro anual, conforme
B previsto no capitulo V, regra 36 do P.O.R. Além disso, conforme regra 133 do
P.O.R, Resolução 07/2023 do CAN e REFOR/MG:
a) Mínimo 18 anos de idade para qualquer evento formativo;

b) Grupo Escoteiro com Certificado de Funcionamento ativo para o ano
corrente;
c) Ter feito a Promessa Escoteira e estar registrado;
d) Ser indicado pelo seu Assessor Pessoal de Formação;
e) Cursos Técnicos/Módulos: anexar cópia digital do Certificado do Curso
Preliminar;
f) Estar cadastrado (ou cadastrar-se) no CEV;
g) Uso do Uniforme ou Vestuário, em conformidade com o capítulo VI do
POR.
h) Não se ausentar do evento, nos encontros síncronos e na etapa presencial;
i) Responder a avaliação do evento pelo CEV/Avaliação.
3) INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser feitas no Meu PAXTU no período de 30/06/2025
a 23/07/2025, ou pelo preenchimento das vagas neste período.
A ficha emitida pelo Paxtu (assinada pelo interessado e por um Diretor de
sua UEL e seu APF) e o comprovante de depósito deverão ser enviados e
carregados no CEV até o dia 28/07/2025. As inscrições só serão
confirmadas mediante envio das fichas e comprovante de depósito.
Investimento: R$ 60,50 por participante.
O valor da taxa destina-se a custear: taxa Regional, para administração;
lanches; material de curso; deslocamento da equipe de Formação. As
refeições serão por conta de cada participante, em
restaurantes/lanchonetes próximos.
Como se inscrever pelo MEU PAXTU:
a) Acessar o Meu PAXTU (http:/paxtu.escoteiros.org.br/meupaxtu/);
b) Acessar o Menu “Eventos”;
c) Selecionar o Curso desejado e clicar em “Inscreva-se”;
d) Selecionar a “Categoria de Participação”;
 e) Descer ê barra de rolagem até o final e selecionar as opções listadas abaixo e clicar em “Emitir boleto”;
f) Confirmar a Inscrição;
g) Inscrição Realizada com Sucesso.
h) Clicar no símbolo da impressora na Coluna Autorização e Imprimir a Ficha de Inscrição. 

4) FORMA DE PAGAMENTO:
BOLETO GERADO PELO PAXTU.
O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio de boleto
bancário gerado no Paxtu, de acordo a forma utilizada para inscrição — no
caso, inscrição individual pelo Meu Paxtu.
Lembre-se: o comprovante precisara ser enviado junto com a ficha de
inscrição.
5) INFORMAÇÕES ESPECIFICAS:
Informações peculiares ao evento formativo serão remetidas ao e-mail que
o candidato cadastrou no Paxtu. Compreendem a orientação para acesso
as tarefas pré-curso no CEV, acesso a material de consulta, constituição de
equipes, tarefas especificas, detalhes sobre alojamento e alimentação na
etapa presencial, cronograma, etc.
6) NECESSARIO LEVAR:
Para a etapa presencial, os cursantes deverão levar: material de anotação,
manual do curso (obtido a partir do acesso ao CEV), recursos para contação
de historias e, sugere-se, uma caneca.
7) ENCONTROS SINCRONOS E AGOES REMOTAS:
As tarefas feitas remotamente pelos cursantes no CEV serão avaliadas pelos
formadores designados.
O curso terá encontros síncronos, em link a ser oportunamente informado
aos participantes, pela plataforma Google Meet, nas seguintes datas e
horários:
10/08, das 1900h às 2000h — abertura do curso.
24/08, das 1900h as 2100h - discussão das UD 1 a 7.
Na etapa presencial, as despesas com alojamento e com as refeições principais correrão por conta de cada participante. Há restaurantes self-service, lanchonetes e padarias próximos, tanto ao local do curso quanto ao GEARPE.
Os cursantes serão distribuídos em equipes, para algumas das tarefas e uma das apresentações presenciais.

Para a etapa presencial, haverá uma apresentação por equipe e duas
individuais; os detalhes serão passados em boletim aos cursantes.
Mais informações sobre horário e plataforma serão repassadas em
boletim complementar, pelo e-mail dos participantes (cadastrado no
Paxtu), após o término das inscrições.


8) CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O curso só será validado se o cursante concluir todas as etapas (remota e
presencial) com aproveitamento. Em cursos presenciais ou híbridos, o
cursante deverá estar presente em pelo menos 75% do tempo do evento.
Caso haja tarefas após a etapa presencial, estas deverão ser também
concluídas, com a remessa do relatório correspondente, para que sejam
validadas.
Os certificados serão emitidos pela Região Escoteira de Minas Gerais,
por meio do Campo-Escola Virtual, depois do término do prazo do curso,
para os cursantes que o tenham concluído com aproveitamento e
preenchido a avaliação final. Uma vez emitidos os certificados, os
cursantes deverão baixar os seus respectivos, pois o curso será fechado
na plataforma.


CONTATOS PARA MAIS INFORMAGOES: 

Fones: (31)98741-2314 — Ch. Miguel 

E-mail: [email protected]