Aos Grupos Escoteiros do Estado de Minas Gerais
Prezados(as):
Dando continuidade aos trabalhos da Equipe Regional de Gestão de Adultos,
e com o intuito de aprimorar a formação especifica do nosso quadro de
Escotistas e Dirigentes, realizaremos o evento de formação a seguir:
1. CURSO INTERMEDIÁRIO - LINHA DIRIGENTE (CI-DIR)
(Equipe Regional de Gestão de Adultos da UEB MG).
Linha a que se destina, prioritariamente:
( ) Escotista (X) Dirigente ( ) Geral
Formato: Hibrido
(Informações aos inscritos após término das inscrições pelo e-mail
cadastrado no Paxtu - favor verificar e atualizar o e-mail).
Etapa Remota: 29/09/2025 a 02/11/2025.
Etapa Presencial:
Das 08:00 do dia 25/10/2025 as 13:00 do dia 26/10/2025
Local: Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru
Endereço: Rua das Camélias, 311 - Jardim - Diamantina MG.
Vagas: Mínimo 15 participantes e máximo 32 participantes.
Investimento: R$195,58 (Cento e noventa e cinco reais e cinquenta e oito
centavos)
Itens cobertos pelo investimento: O valor do investimento para inscrição
destina-se: ao custeio da plataforma usada pela Região Escoteira para
realizar os encontros síncronos; ao recolhimento da taxa regional para
despesas administrativas; ao custeio de despesas do curso (refeições).
Regime da etapa presencial:
( ) Sem pernoite (X)) Acantonamento —( ) Acampamento
Obs: Para os Cl e CA da Linha Escotista e para o CT Padrões de Acampamento, a etapa presencial é obrigatoriamente em acampamento.
2. NECESSARIO LEVAR: material de anotação, material de higiene pessoal,
copo ou caneco, kit de alimentação. Material para acantonar,
Obs: MEDIDAS DE PROTEGAO A SAUDE SEGUIRAO AS DIRETRIZES DAS
AUTORIDADES SANITARIAS LOCAIS. Pessoas com sintomas gripais
deverão usar mascara.
3. PRE-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
Conforme alinea b, do inciso |, da REGRA 133 do POR/2025 - Resolução 04/2018
do CAN e REFOR/MG:
a) Ter concluído o Nível Preliminar;
b) Ter feito a Promessa Escoteira;
c) Estar em dia com seu registro junto a UEB e com suas obrigações
administrativas e financeiras junto a UEL;
d) Anexar cópia digital do Certificado do Nível Preliminar;
e) Uso do Uniforme ou Vestuário obrigatório em todas as etapas do curso
(para quem tiver Promessa Escoteira); e
f) Ter recomendação do seu Assessor Pessoal de Formação.
4. INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser feitas no Meu PAXTU, no período abaixo indicado, ou
pelo preenchimento das vagas neste período. A ficha emitida pelo Paxtu
(assinada pelo interessado e por um Diretor de sua UEL e seu APF) e o
comprovante de depósito deverão ser enviados e carregados no CEV até o dia
03/10/2025. As inscrições só serão confirmadas mediante envio das fichas e
comprovante de depósito.
Período para inscrição:
Inicio: As 00:00 do dia 25/08/2025.
Término: As 23:59 do dia 20/09/2025, ou por preenchimento das vagas.
5. FORMA DE PAGAMENTO:
BOLETO GERADO PELO PAXTU.
O pagamento deverá ser realizado, exclusivamente, por meio de boleto bancário gerado no Paxtu, de acordo com a forma utilizada para inscrição - no caso, inscrição individual pelo Meu Paxtu.
Lembre-se: o comprovante precisará ser enviado junto com a ficha de
inscrição.
6. COMO FAZER A INSCRIÇÃO PELO PAXTU (para associados registrados)
a) Acessar o Meu PAXTU (http:/paxtu.escoteiros.org.br/meupaxtu/);
b) Acessar o Menu “Eventos”;
c) Selecionar o Curso desejado e clicar em “Inscreva-se”;
d) Selecionar a “Categoria de Participação”;
e) Descer a barra de rolagem até o final e selecionar as opções listadas abaixo
e em seguida clicar em “Confirmar Inscrição (via UEB)";
f) Confirmar a Inscrição;
g) Inscrição Realizada com Sucesso.
h) Clicar no símbolo da impressora na Coluna Autorização e Imprimir a Ficha
de Inscrição.
O candidato inscrito receberá, no e-mail cadastrado no Paxtu, a orientação
para acesso as tarefas pré-curso no Campo-Escola Virtual (CEV).
O candidato precisa estar cadastrado/cadastrar-se no CEV para poder
acessar o curso.
Dentre as tarefas pré-curso, o candidato devera postar, no CEV, a ficha
gerada pelo Paxtu, com as assinaturas de um Diretor eleito de sua UEL e/ou
de seu Assessor Pessoal de Formação, e o comprovante de depósito da taxa
de investimento supra mencionada, bem como o certificado do Curso/Nível
correspondente ao requisito. É a validação da inscrição.
Sua participação no curso é condicionada a remessa desses documentos no
prazo hábil de 29/09/2025 a 03/10/2025. O CEV estará aberto a partir de
29/09/2025 para a postagem dos documentos. Deixar de postar os
documentos acarretara o cancelamento da inscrição, sem ressarcimento.
Obs:
1 Tarefas pré-curso:
a. Ler e levar para a etapa presencial o manual respectivo,
disponível no CEV a partir da validação da inscrição.
b. Preparar para a UD Fogo de Conselho (noite de sábado) uma esquete com o tema “Tradição e Inovação” (Conforme equipe dividida).
2- A partir do fechamento das inscrições, os cursantes receberão, pelo email cadastrado no Paxtu, informações especificas do curso, destinadas apenas aos envolvidos no evento: distribuição em equipes, tutores, tarefas, detalhes sobre alojamento e alimentação na etapa presencial,
cronograma, etc.
O curso só será validado se o cursante concluir todas as etapas (remota e
presencial) com aproveitamento. Em cursos presenciais ou híbridos, o
cursante devera estar presente em pelo menos 75% do tempo do evento.
Caso haja tarefas após a etapa presencial, estas deverão ser também
concluídas, com a remessa do relatório correspondente, para que sejam
validadas.
Os Certificados serão emitidos pela Regido Escoteira de Minas Gerais, por
meio do Campo Escola Virtual, depois do término do prazo do curso, para
os que o concluírem com aproveitamento e preencherem a avaliação final.
Os cursantes deverão fazer o download dos seus respectivos certificados,
pois o curso será fechado da plataforma.
7. COMO CHEGAR AO LOCAL DO EVENTO:
Coordenadas: -18.244154, -43.590674 ou 18° 14’ 39.0" S 43° 35' 26.4" W
Plus Code: QC45+7R
8. CONTATOS PARA MAIS INFORMAGOES:
Fone/WhatsApp: (35) 99972-1322 - Ch Teixeira
E-mail: [email protected]
Sempre Alerta Para Servir!
CARLOS MAGNO TORRES
Diretor do Curso