NOTICIAS

CONFIRA O QUE HÁ DE NOVO NA REGIÃO

DAP/DNM 1° Churrasclãndo Distrital — Medieval

Aos Clas Pioneiros do Distrito Alto Paranaiba e
Noroeste de Minas
Prezados Companheiros;
Depois de um 2025 cheio de memodrias e conquistas, chegou o nosso
momento de celebrar fazendo histéria.
De forma orgulhosa e exemplar, o Ramo Pioneiro no Distrito APNWM
conseguiu se destacar ao longo do ano, marcando presenga em eventos
distritais, regionais e nacionais. E, mais importante ainda, vivendo o
programa educativo, remando a prépria canoa e seguindo os valores que
o nosso fundador semeou ha 118 anos atras.
E por isso, não poderíamos finalizar o ano de outra forma a não ser
comemorando tudo o que vivemos até aqui.
O 1° Churrasclando Distrital — Medieval vem para marcar a história do
ramo pioneiro no distrito, depois de anos sem eventos voltados
especificamente para o ramo, com o intuito de viver tudo que a
fraternidade, mística e programa que o clã pioneiro tende a oferecer.
E, tão importante quanto, mostrar aos futuros pioneiros do distrito que é
possível viver o ramo e manter acesa a chama que permaneceu apagada
por muito tempo.
O grande momento de sentarmos a távola redonda, voltarmos as nossas
origens e bradarmos nossas virtudes como o grande Clã que somos.
1. 1° CHURRASCLANDO DISTRITAL — MEDIEVAL
Local: Condomínio Residencial Rio da Prata
Endereço: BR 040 — km 127/MG
Cidade: Joao Pinheiro Estado: MG
Distrito Envolvidos: Alto Paranaíba/Noroeste de Minas
Data: 19 e 20 de dezembro de 2025
Horário: Das 19:00 do dia 19 as 07:00 do dia 20 DO BRASIL Número de vagas: Mínimo de 2 e máximo de 6 jovens;
Mínimo de 2 e máximo de 9 escotistas.

1) DESENVOLVIMENTO:
O evento tem como objetivo celebrar e incentivar a integracdo entre os
pioneiros, mestres e escotistas convidados do Distrito APNWM, visto que a
separagdo geografica entre as cidades do distrito acaba limitando
encontros rotineiros ao longo do ano.
Através de um churrasco compartilhado e imergindo no tema medieval
(caracteristica em comum das misticas dos clas do distrito), viveremos um
grande momento de fraternidade e união banhados no marco simbdlico
do ramo pioneiro.
2) PROGRAMAGAO PREVISTA:
18:00 - 19:00 — Credenciamento dos participantes
19:00 - 19:30 — Cerimonia de abertura
19:30 - 21:30 — Preparo do jantar medieval/Churrasco
21:30 - 00:00 — Momento de fraternidade
00:00 - 03:00 — Investidura de escudeiros
03:00 - 03:30 — Lanche da madrugada
03:30 - 06:00 — Vigília pioneira
06:00 - 06:30 — Café da manhã
06:30 - 07:00 — Encerramento

3) ALIMENTAÇÃO:

3.1. A alimentação não está inclusa na taxa de inscrição, portanto cabe aos
participantes se organizarem para levarem os próprios alimentos.
32. Será realizado um churrasco compartilhado, uma vez que os
participantes terão que dividir as responsabilidades a respeito dos itens que
cada um irá levar.
3.3. Não há a necessidade de levar fogareiro ou outros utensílios de cozinha
pois já estarão disponíveis no local da atividade.
34. O lanche da madrugada e o café da manha também serão
compartilhados, com suas responsabilidades divididas por conta dos
participantes através do grupo oficial.
4) PODEM PARTICIPAR:
Todos os participantes do 1° Churrasclando Medieval, tanto jovens quanto
escotistas, deverão estar devidamente inscritos na atividade e registrados
junto & UEB nos anos de 2024/2025 ( com o registro vigente) na data da
atividade, conforme a REGRA 036 do P.O.R,, sendo de responsabilidade da
direção da Unidade Escoteira Local (UEL) a observância dessa condição,
uma vez que é exigida a assinatura do Diretor Presidente na ficha de
inscrição.
Público participante:
e Jovens do Ramo Pioneiro (18 a 22 anos incompletos)
e Escotistas ou dirigentes
OBS.: Por ser uma atividade com pernoite, e seguindo a regra 106 do P.O.R,,
não será permitida a participação de séniores e guias que estejam em
Processo de transição/entrada para o ramo pioneiro.

5) INVESTIMENTO:
5.1. VALOR DA INSCRIÇÃO

O valor da inscrição para a participação no 1° Churrasclando Distrital —
Medieval será de R$15,00 para todas as categorias (tanto para os membros
juvenis quanto para os membros adultos).
5.2. DESTINAÇÃO DOS VALORES
O valor arrecadado será destinado a cobrir as seguintes despesas
individuais da atividade:
DESPESA CUSTO
Distintivo da atividade R$10,00
Material para atividade R$5,00
TOTAL R$15,00
6) NECESSARIO LEVAR:
5.1. Cada participante devera levar individualmente:
Documentos pessoais;
Medicamentos de uso individual;
Material de higiene pessoal;
e Itens de pernoite (barraca, colchonete, saco de dormir, etc.)
e Ficha de autorização devidamente preenchida e assinada pela diretoria
local;
5.2. Todos os participantes deverão levar coletivamente:
e Ingredientes para o preparo do jantar medieval;
ESCOTEIROS e Utensílios extras que não estejam disponíveis no local (acompanhar informações nos próximos boletins );
7) PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÂO:
Todos os participantes deverão estar em dia com o registro anual, conforme

previsto no capitulo V, regra 34 do P.O.R.
8) INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser feitas no PAXTU ADMINISTRATIVO no período de
01/11/2025 a 30/11/2025. As fichas (assinadas pelos responsáveis e pela
diretoria dos GE's) e o comprovante de pagamento deverão ser enviadas
para o e-mail [email protected] até o dia 07/12/2025. As
inscrições só serão confirmadas mediante envio das fichas e comprovante
de depósito.
Passo 1- Inscrever no PAXTU ADMINISTRATIVO
As inscrições dos participantes, jovens e adultos, se darão através do PAXTU
ADM em único lote.
Investimento: R$15,00 para jovens pioneiros/escotistas
Forma de pagamento: Boleto gerado pelo PAXTU
O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por meio de boleto
bancário gerado no Paxtu, de acordo a forma utilizada para inscrição:
Lembre-se: o comprovante precisara ser enviado junto com a ficha de
inscrição.
Data limite para inscrição: 23:59 do dia 30/11/2025.
Em seguida, encaminhar ficha de inscrição e comprovante de depósito
para o e-mail: [email protected] até o dia 07/12/2025.
9) RESTRIÇÃO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS:
Seguindo a regra 145 do P.O.R, fica proibido o consumo de qualquer bebida
alcoólica pelos participantes durante o evento.
10) CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
Outras informações serão divulgadas após a divulgação deste edital por
meio de boletins informativos.

1) CONTATOS PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Telefones:
(38) 998792340 - Samuel Hernane de Oliveira Araújo
(38) 991557294 - Mirian Antônia Gonçalves


E-mail: [email protected]


João Pinheiro, 19 de outubro de 2025
Sempre Alerta Para Servir!


SAMUEL HERNANE DE OLIVEIRA ARAUJO
PIONEIRO COORDENADOR
1°CHURRASCLANDO DISTRITAL - MEDIEVAL


MIRIAN ANTONIA GONGALVES
COORDENADORA DISTRITAL
DISTRITO ALTO PARANAIBA/NOROESTE DE MINAS